Evangelho ou Religião

 A Tarefa urgente da igreja da atualidade, consiste em perceber o equivoco, em confundir o Evangelho com a Religião. Como estudante de Teologia tenho percebido, entre as igrejas reconhecidas como "evangélicas", a presença mais determinante da Religião que o Evangelho.

           Que contradição? muito simples: os Evangelhos são uma recopilação, nos quais o argumento  central é um enfrentamento que termina em conflito. O conflito de Jesus - centro e eixo do Evangelho com a Religião. Houve, de fato, um enfrentamento entre Jesus de Nazaré e os homens da Religião e suas instituições: o templo, os sacerdotes, os ritos, as leis litúrgicas, os fariseus e os fiéis observantes da norma religiosa. Um enfrentamento que tem seu ápice, na morte do próprio Jesus de Nazaré.

Fica evidente diante do exposto, que Religião e Evangelho são incompatíveis. E o sinédrio condenou Jesus de Nazaré a morte. Porque esta incompatibilidade? Religião e Evangelho geram interesses opostos. A Religião está para o "capital" e o "poder", enquanto o Evangelho está para o sofrimento dos mais "necessitados"e dos "enfermos".

Por isso, a tarefa urgente da igreja, neste momento, consiste em preparar uma nova liderança que esteja voltado para a pregação verdadeira do Evangelho, um Evangelho que não esteja voltado para o "capital", mas sim voltado para a prática e o enfrentamento das necessidades mais básicas de suas comunidades, o Evangelho precisa ser conhecido pelas camadas mais pobres da sociedade,como foi pregado e vivido por Jesus de Nazaré, tendo o amor ao próximo como base de todo o seu ministério, isto sim, é o Evangelho.


Autor: Jorge de Souza Rumbelsperger

Cursando Bacharel em teologia - 2° Período - Unigranrio

Comentários